VIDA E OBRA DE CÂMARA TORRES - UMA SÍNTESE

 

INTERNAUTA,
ATUALIZE ESTA PÁGINA CLICANDO NA TECLA
LOCALIZADA NO ALTO À ESQUERDA DA BARRA DE ENDEREÇOS
OU NA TECLA F5 DO SEU COMPUTADOR.
_______________________________________________________________________

CÂMARA TORRES - Uma biografia
(Livro digital)
TRABALHO ELABORADO POR SEU FILHO,
MARCELO CÂMARA.
SÃO 28 CAPÍTULOS (POSTAGENS) A PARTIR DA APRESENTAÇÃO QUE VAI ABAIXO,
O PERCURSO EXISTENCIAL E PROFISSIONAL
DE JOSÉ AUGUSTO DA CÂMARA TORRES
.  _________________________________________________________
1917-2017
CENTENÁRIO DE CÂMARA TORRES
José Augusto da Câmara Torres
(*Caicó, RN, 22.6.1917 –†Niterói, RJ, 22.8.1998)
Jornalista, Educador, Advogado e Político


Em 1960, a bordo do Patrício, no cais de Paraty, RJ.

(Acervo Marcelo Câmara)



O MAIOR LÍDER COMUNITÁRIO E


POLÍTICO


DO EXTREMO SUL FLUMINENSE NO


 SÉCULO XX



  • Jornalista Profissional (repórter, redator, colunista, editor, correspondente e colaborador de diversos jornais e revistas de Caicó (RN), Niterói, Rio de Janeiro, Natal e Angra dos Reis, RJ e do extinto Serviço de Propaganda e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, em momentos do período de 1930 a 1950.

  • Professor de História do Brasil, História da Civilização, Língua Portuguesa, Literaturas Portuguesa e Brasileira, Geografia e Ciências dos Colégios Salesiano Santa Rosa, N. Sa.das Mercês e Ginásio Icaraí, em Niterói, nas décadas de 1930 e 1940. 

  • Técnico de Educação, por Concurso Público de provas e títulos, com defesa de Tese, oral e escrita, e Chefe da Primeira Inspetoria Regional de Ensino (Extremo Sul do RJ), de 1942-1955, com sede em Angra dos Reis.

  • Deputado Estadual à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro por quatro mandatos sucessivos (1955-1971), representando, prioritariamente, Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro, Mangaratiba - o Extremo Sul do Estado. Deixou, além de um notável legado de ética,   probidade e coerência política, de nobres causas e lutas, de fidelidade aos seus representados, um importante patrimônio de leis e realizações, especialmente, na Educação, Cultura, e nos setores sociais e econômicos. 

  • Secretário Geral do Diretório do Partido Social Progressista - PSP, no Estado do Rio de Janeiro, de 1955 a 1959.

  • Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (1959) e Primeiro Suplente da Mesa (1970). Criado o Instituto de Previdência Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - IPALERJ, em 1967, foi eleito o seu primeiro Tesoureiro.

  • Membro do Conselho Estadual de Educação (1962-1966).

  • Consultor Técnico de Educação do Estado do Rio de Janeiro, a partir de 1962, cargo no qual se aposentou em 1967.

  • Secretário Estadual do Interior e Justiça (dez 1967 a  jul 1968), por apenas oito meses, com notáveis realizações, desenvolvimento e vanguardas promovidas nas áreas: jurídica, política, forense, penitenciária e das municipalidades.


  • Secretário Estadual de Serviços Sociais (março a jun 1971), com brevíssima gestão de marcantes feitos.

  • Foi um dos responsáveis pela decisão de a União Federal patrocinar o Plano de Desenvolvimento Integrado e Proteção do Bairro Histórico do Município de Paraty (1970-2) e de a EMBRATUR  elaborar o Projeto Turis (1970-3), apoiando politicamente ambos os instrumentos, fundamentais  para a realização das vocações do município e sua entrada no Século XXI.

  • Deputado Estadual, reivindicou e obteve para Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, entre outros municípios fluminenses, durante décadas, junto aos Governos do Estado e da União, a implantação, manutenção e ampliação de serviços públicos de Educação, Cultura, Saúde, Justiça, Energia, Justiça, Telecomunicações, Segurança Pública, Transportes, Saneamento, Meio Ambiente,   Assistência social, entre outros.

  • Viabilizou e apoiou, como parlamentar e líder político, por mais de quarenta anos, inúmeras parcerias das Prefeituras de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, e de outros municípios fluminenses, com os governos e órgãos estaduais e federais, para a execução de ações visando ao desenvolvimento socioeconômico, político e cultural.

  • Advogado militante, eminente civilista, em todo o Estado do Rio de Janeiro, principalmente em Angra dos Reis e na Região Sul Fluminense, Niterói e Rio de Janeiro, de 1943 a 1998.

  • Dirigente da OAB-RJ na década de 1980, criou e instalou as Subseções de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, presidindo a primeira.

  • Intelectual ativo e produtivo durante toda a vida, é autor de um livro de ensaios, publicado aos 22 anos, e de centenas de ensaios, conferências, editoriais, artigos, reportagens, discursos em diversas áreas da Cultura, Ciências Políticas e Sociais, Artes, Literatura e Folclore.

  • Criador e modernizador de toda a estrutura da Educação Pública Básica de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, implantando administração, pedagogia, didática e serviços de excelência, adaptados à realidade regional, que alfabetizou e formou várias gerações de crianças e jovens, ajudando, ainda, a implantar os cursos de nível médio.

  • Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da Academia Valenciana de Letras; da Associação Brasileira de Escritores; Correspondente do Ateneu Angrense de Letras e Artes; e um dos Fundadores do Instituto Histórico e Artístico de Paraty.

  • Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro, de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro, Mangaratiba e Duas Barras.

  • Detentor de dezenas de láureas e homenagens de instituições, públicas e privadas, nacionais e dos Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte.

  • Até 2016, as populações de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro já haviam prestado homenagens à sua memória dando o seu nome a teatros, instituições culturais e escolas. Mangaratiba e Niterói preparam homenagens semelhantes.

  • Em 2017, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do RJ e do RN aprovaram, unanimemente, Moções pelo Centenário desse verdadeiro, raro e brilhante Homem Público. A Câmara Municipal de Angra dos Reis foi o único colegiado legislativo que se omitiu,  esteve silente, no ano do Centenário de Câmara Torres.
_____________________________________________

Assim, José Augusto da Câmara Torres exerceu:

  •  de 1930 a 1998atividades intelectuais, amadoras e profissionais, nos Estados do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro e na Cidade do Rio de Janeiro (Distrito Federal, Estado da Guanabara e Capital do Estado do Rio de Janeiro);
  •    de 1931 a 1937, o Jornalismo, no Rio Grande do Norte e no Estado do Rio de Janeiro;
  •    de 1933 a 1998a criação e direção de instituições públicas e privadas, no Estado do Rio de Janeiro;
  •    de 1937 a 1942, o Magistério em estabelecimentos privados de Niterói, RJ;
  •    de 1938 a 1954, o Jornalismo Profissional, nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal (Cidade do Rio de Janeiro);
  •    de 1942 a 1955, as atividades como Técnico de Educação e Administrador da Educação Pública, na Região Sul Fluminense;
  •   de 1942 até a sua partida em 1998, durante 56 anos, a Advocacia, no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro, e em Brasília;
  •   de 1950 a 1998militância e direção de agremiações partidárias, liderança, prestígio e influência política, no Estado do Rio de Janeiro, principalmente no Extremo Sul Fluminense;
  •    de 1955 a 1971, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói, quatro mandatos de Deputado Estadual; e, em dois curtos períodos, ocupa os cargos de: Secretário de Estado do Interior e Justiça do Estado do Rio de Janeiro (dez 1967-jul 1968) e Secretário de Estado de Serviços Sociais do Estado do Rio de Janeiro (março-jun 1971);
  •    de 1962 a 1966, o cargo de Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro;
  •    de 1962 a 1967, o cargo de Consultor Técnico de Educação do Estado do Rio de Janeiro, nele se aposentando como Servidor Público, nesse último ano.
  •    de 1971 a 1990, atividades político-partidárias (liderança e influência) em Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, Niterói e outros municípios do Estado do Rio de Janeiro.
_____________________________________________________________________

   Em diversas partes desta Biografia, o leitor encontrará detalhes,
   passos e feitos, desta rica trajetória do intelectual e do profissional,
   do raro, brilhante e único Homem Público,
   que foi José Augusto da Câmara Torres.
             
_____________________________________________________________________


   RETORNE À PÁGINA ANTERIOR E ACESSE O CAPÍTULO SEGUINTE

Comentários

  1. Parabéns pelo excelente trabalho, Marcelo. Dr. Câmara merece todas as celebrações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O JOVEM E REVOLUCIONÁRIO TÉCNICO DE EDUCAÇÃO

A POLÍTICA: CIÊNCIA E ARTE. LIDERANÇA, TRABALHO E SERVIÇO.

ADVOCACIA: UMA VOCAÇÃO PARA O DIREITO E PELA JUSTIÇA